Pesquisa

Linhas de Pesquisa:

 

A área de Genética têm sido o foco de nossas linhas de pesquisas, com ênfase em Genética Animal, Genética de Comportamento e Ensino em Genética.

 

Cuidado Materno em Camundongos

 Arquitetura Genética

A arquitetura genética de uma característica inclui o número de genes envolvidos em sua modulação, como os alelos presentes em um locus interagem entre si (dominância, aditividade), como alelos em diferentes loci interagem (epistasia) e se um gene específico está envolvido na determinação de múltiplas características (pleiotropia).

Em nosso laboratório, buscamos desvendar a arquitetura genética de características relacionadas ao comportamento de cuidado materno em camundongos. A Ciência de animais de laboratório é realizada com a linhagem LG/J.

Abaixo, ilustramos alguns aspectos envolvidos ao Cuidado Materno:

Construção de Ninho  Proteção contra intrusos    Amamentação

Ninho     Proteção    Leite

     

                                                             Linhagem LG/J                                                              

LG/J                                                              

 

 Fotos: Andréa Cristina Peripato

Epigenética

 A epigenética é um campo da Genética que estuda as alterações na expressão gênica que não envolvem mudanças na sequência do DNA. Essas modificações podem ser influenciadas por fatores ambientais e são fundamentais para entender como características fenotípicas, como comportamento, podem variar entre os indivíduos.

Em nosso laboratório, a epigenética é uma ferramenta crucial para investigar como fatores ambientais modulam o comportamento materno e outras características fenotípicas. Nossas pesquisas exploram diversas áreas, incluindo:

  • Carência alimentar nos estágios iniciais de vida: Analisamos como a falta de nutrientes durante os primeiros dias de vida dos filhotes pode levar a distúrbios metabólicos na idade adulta.
  • Comportamento materno e negligência: Estudamos as alterações comportamentais em filhotes cujas mães demonstram negligência e como esses comportamentos afetam o desenvolvimento dos filhotes.
  • Enriquecimento ambiental: Analisamos o efeito do enriquecimento ambiental na emocionalidade e nos cuidados maternos, explorando como essa prática pode impactar o epigenoma e contribuir para o bem-estar dos animais.
  • Fitocanabinoides e Comportamento: Investigamos os efeitos do canabidiol (CBD) e outros fitocanabinoides na modulação do comportamento materno e no desenvolvimento dos filhotes. O uso de fitocanabinoides é de interesse devido às suas propriedades terapêuticas e potenciais impactos epigenéticos, que podem influenciar a expressão de genes relacionados ao comportamento e à resposta emocional.

 

Gameta Masculino

 Epigenoma do gameta masculino

Em nossa pesquisa, também investigamos os padrões de expressão gênica, incluindo RNA mensageiro (mRNA) e imprinting genômico, de gametas masculinos de camundongos das linhagens LG/J e SM/J, bem como de mico-leão-de-cara-dourada (Leontopithecus chrysomelas).

 Mico Mico-Leão-de-Cara-Dourada (Leontopithecus chrysomelas)

Foto: http://pt.wikipedia.org/wiki/Leontopithecus_chrysomelas

 

Ensino de Genética

Conectando Ensino e Pesquisa em Genética no Ensino Básico

A genética é uma área, dentro da Biologia, que traz grande interesse aos estudantes, tanto pela sua aplicação em pesquisa básica, quanto na pesquisa aplicada. Por utilizar ferramentas biotecnológicas ela apresenta sempre temáticas atuais e presente nas diversas mídias, possibilitando questionamentos a toda sociedade. Na atualidade, pela grande diversidade de canais de comunicação, é importante que o conhecimento científico seja trazido de forma criteriosa e ao maior número de pessoas. Assim, é esperado uma junção entre os saberes obtidos na área acadêmica com o Ensino Básico, para que os questionamentos sejam efetivos, mas que suas discussões sejam realizadas de acordo com o rigor científico, e a busca por informações acuradas. O presente projeto propõe a conexão entre ensino e pesquisa em genética no Ensino Básico. Assim, as pesquisas desenvolvidas em nosso laboratório de pesquisa deverão sair do contexto acadêmico e percolar no ensino Básico. Essa conexão pretende ser realizada de duas maneiras, na formação de professores e/ou na educação continuada, e na participação ativada de alunos do ensino básico na iniciação científica. No primeiro caso, por meio da construção de situações problemas, ou preparação de materiais a serem utilizados em modelos baseados em metodologia ativa de aprendizagem. No segundo, na iniciação de grupos de estudantes do ensino básico ao ambiente acadêmico, na investigação e treinamento em atividades de pesquisa. Inicialmente será priorizado o ensino médio, na rede pública de ensino, e posteriormente, pretendemos estender a todo o ensino básico.
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Foto: Andréa Cristina Peripato

 

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