Extensão
Atividades desenvolvidas:
Coordenação: Profa. Dra. Andréa C Peripato
Atividades Desenvolvidas
Coordenação: Profa. Dra. Andréa C. `Peripato
Projetos de Extensão
2019
Feira do Conhecimento em Bases Biológicas para Terapia Ocupacional - Processo: 23112.002751/2019-17 - Proex/UFSCar
Veja como foi: imagens
Descrição: A atividade realizada com conhecimentos adquiridos durante a disciplina "Bases Biológicas para a Terapia Ocupacional". Os professores proponentes da atividade foram os docentes da referida disciplina, que aborda aspectos da biologia celular, molecular e imunologia. Durante o semestre os alunos desenvolveram a atividade, preparando material referente a uma doença, utilizando os conhecimentos adquiridos em sala de aula. O produto foi apresentado em exposição de painéis no espaço público da Universidade, divulgado pelo setor de comunicação da UFSCar para que todo o conhecimento construído fosse compartilhado com a comunidade,
Alunos envolvidos: Graduação: 45 .
Alunos envolvidos: Graduação: 45 .
2021

Genética na Prática - Processo: 23112.022363/2020-96 - Proex/UFSCar
Descrição: A atividade foi realizada como divulgação dos conhecimentos adquiridos durante a disciplina de Genética para o curso de Fisioterapia e construídos em formato aplicado com a área do profissional em formação. Durante o semestre os alunos desenvolveram a atividade, preparando material referente a uma doença, utilizando os conhecimentos adquiridos em sala de aula. O resultado foi divulgado em um encontro intitulado "I Genética na Prática". O evento teve convidados e entre eles, os alunos realizaram palestra sobre o tema que prepararam durando o semestre. Esse contexto foi no primeiro ano da pandemia e permitiu um melhor aproveitamento dos alunos com plataformas virtuais. O site pode ser acessado em: http://www.geneticanapratica.ufscar.br e verifique conteúdo para divulgação de material preparado por alunos, em atividade de ensino e extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (40) / Mestrado acadêmico: (1) .
O evento "I Genética na Prática" ocorreu no dia 28/01/2021, pela plataforma https://www.even3.com.br/igp2021/.
Publicação referente a atividade: Bisio, M.; Peripato, A.C. Genética na prática: Integrando Genética e Fisioterapia em ensino, pesquisa e extensão. Ciencia & Educação, v. 30, e24024, 2024.pdf
Atual:
Genética e Sociedade - Processo: 23112.000513/2023-53 - Proex/UFSCar
Descrição: A Genética, dentro do contexto biotecnológico, tem sido pauta nas Mídias pois várias de suas aplicabilidades tem importância nos âmbitos sociais e na sua relação direta com o cotidiano das pessoas. No entanto, ainda há um distanciamento da academia com a sociedade quanto ao entendimento da necessidade de pesquisas básicas, que são o alicerce para as pesquisas aplicadas. O presente projeto pretende estreitar essa relação por meio de divulgação das linhas da pesquisa básica de grupos do Departamento de Genética e Evolução, com o envolvimento de pesquisadores, estudantes de pós-graduação e graduação. Também objetiva o envolvimento da universidade com a educação básica, por meio de apresentação de palestras, minicursos para formação continuada de professores, ou mesmo para despertar da ciência em alunos da Escola básica, com atividades nos laboratórios de pesquisa da UFSCar..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (1) .
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (1) .
2024 - Atual
Construindo Pontes: Diálogos sobre Genética e Inclusão na Educação: ProEx: 23112.014587/2024-58
Descrição: O contexto social é influenciado por diversos fatores inter-relacionados que moldam as interações e estrutura sociais. Entre eles, podemos citar os fatores culturais, econômicos, políticos e religiosos. Em uma sociedade, os seres humanos vivenciam uma reação às ações enfrentadas nesse meio. Muitas características humanas apresentam uma grande diversidade e, nesse contexto, podem gerar estigmatizações, principalmente devido à falta de compreensão ou informação adequada. Em um ambiente escolar, a manifestação de preconceitos é um reflexo da sociedade em que seus estudantes estão inseridos, e assim certos comportamentos são copiados e repassados. É essencial a ruptura desse estigma, com abordagens multidisciplinares que tragam esclarecimento e desconstruam as informações incorretas, possibilitando que o estudante desenvolva uma visão crítica e promovendo mudanças importantes nessas estigmatizações de certos padrões. Algumas condições genéticas e variações fenotípicas estão dentro desses estereótipos, como a síndrome de Down e a cor da pele. É salutar que, nos ambientes escolares, haja desconstrução dessas desinformações, para que, com o devido esclarecimento, os estudantes também se libertem dos preconceitos. Em uma abordagem multidisciplinar, pretendemos conduzir os estudantes ao entendimento de que as diferenças biológicas são normais e não determinam o valor ou o potencial de um indivíduo. Essa conscientização será importante, pois poderá influenciar na forma como eles irão interagir e se relacionar em sua comunidade.Os professores da educação básica possuem um conhecimento amplo em várias áreas de estudo, porém, em situações específicas, a colaboração de especialistas se torna crucial. Especialistas, como professores e pesquisadores universitários, trazem novas abordagens e insights para lidar com assuntos complexos, como a Genética, que muitas vezes são desafiadores para os estudantes compreenderem plenamente. Embora a Biologia seja uma disciplina abordada no currículo escolar, a Genética é frequentemente percebida como de difícil compreensão pelos estudantes. Além disso, devido ao apertado cronograma de ensino, os professores podem não ter tempo suficiente para aprofundar esses temas. Em situações em que a escola se depara com conflitos relacionados à discriminação com base em variações genéticas entre os alunos, a presença de especialistas em genética pode enriquecer significativamente o debate. Por meio de uma colaboração entre esses especialistas e professores de diversas áreas do ensino básico, podemos desenvolver atividades que não só elucidam os conceitos genéticos, mas também promovem a desestigmatização e a inclusão social. Ao integrar o entendimento da diversidade genética com os princípios de inclusão, visamos não apenas aprimorar o conhecimento dos alunos, mas também fortalecer o ambiente escolar como um espaço acolhedor e respeitoso para todos..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Doutorado: (2)
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Doutorado: (2)
Professores da rede pública: (5).
Atividades Desenvolvidas
Atividades Desenvolvidas
Produtos
-Site: Genética na prática: Informações sobre doenças/condições genéticas, com produtos de divulgação científica. Acesse em: https://www.geneticanapratica.ufscar.br/
-PodCast - Genética e Sociedade: A ciência em sua mãos! - em construção